SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigaçãoCorpo, técnica e jogo na infância: notas da teoria crítica de theodor w. Adorno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KILBY, Ben. Por que as crenças e valores de professores e professoras são importantes na pesquisa em filosofia para crianças (fpc): uma perspectiva australiana. child.philo [online]. 2019, vol.15, e37500.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.37500.

Este artigo argumenta que há uma lacuna nas recentes pesquisas em Filosofia para Crianças (P4C) que focam nas perspectivas dos professores e professoras, particularmente em relação a suas crenças e valores. Este artigo debruça-se brevemente sobre o que FpC é e sobre seu atual estatuto na esfera da educação mais amplamente concebida, incluindo estudos empíricos que identificam benefícios específicos e mensuráveis para a inclusão de FpC nas escolas. Este artigo discutirá recentes reformas educacionais sistêmicas no Estado de Victoria, Austrália, que visam a inclusão da FpC em escolas públicas de Victoria. Em seguida, o artigo explora como as perspectivas de professores e professoras, através de análises de suas crenças e valores, acrescentam valor significativo na educação comparando estudos semelhantes em outras áreas da educação que usaram pesquisas sobre crenças e valores dos professores e das professoras para informar suas práticas e a implementação de políticas públicas. O artigo também explora a importância das crenças e valores das professoras e professores, especialmente no contexto da FpC, identificando a contribuição que uma análise dessas crenças e valores pode ter. Ele conclui, então, analisando recentes pesquisa em FpC que começaram a explorar as perspectivas de professoras e professores antes de encerrar com direções futuras de pesquisa que se apoiam nestes estudos anteriores que estabelecem importantes bases para estender o alcance da FpC nos sistemas de educação.

Palavras-chave : filosofia para crianças; pesquisa qualitativa; perspectivas de professores/as; mudança de política; currículo vitoriano..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )