SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15um menino no mundoA infância imunizada uma interpretação de o flautista de hamelin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ALVARADO, Mariana. Pedagogias queer e feminismos rapsódicos em/a partir de valeria flores. child.philo [online]. 2019, vol.15, e38630.  Epub 29-Abr-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.38630.

Uma premissa feminista anima a (des)nomear onde é aqui? Um onde que não se limita em predicar(lhe) a/de um sujeito uma lista de adjetivos, modificadores ou etiquetas de pertencimento; mais que de uma identidade carente de reconhecimento se trata do acontecer de uma localização política. Possibilidades do dizer que fazem que o fazer escola, o percurso de uma investigação ou as derivações da militância se encontrem radicalmente trocadas entre elas. Apresentamos as formas nas quais o subscrever e o enunciar se enrolam com os modos de fazer audíveis e visíveis como posicionamento político, individual e coletivo por dentro/fora da escola. Estas linhas perseguem a posição nômade - de val flores -, a localização limitada e específica de um conhecimento situado, precário, itinerante que se desdobra em uma pedagogia antinormativa, animada por uma epistemologia feminista descentrada do não saber e do não fazer; parte de um feminismo under, microfeminismo oufeminismo rapsódico desloca os regimes de luz, da modernidade em sua encarnação cartesiana, aos que pretendemos abrir(lhes) a porta para jogar e tentar. Expulsas da zona de concentração iluminada, as ignorâncias constituem o incognoscível, o ininteligível, o inominado, para as quais vemos ao menos três rotas: a memoria, a linguagem, a afetividade.

Palavras-chave : ponto de vista; posição de sujeito; conhecimento situado; dissidência; diversidade..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )