SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A infância imunizada uma interpretação de o flautista de hamelinEstar à escuta: música e docência na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

PAPATHANASIOU, Maria. Comunidade filosófica de responsáveis: quando pais e mães vão à escola!. child.philo [online]. 2019, vol.15, e38746.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.38746.

As pesquisas parecem ser explícitas no que toca o benefício da participação dos/das responsáveis na escolarização das crianças. As maneiras pelas quais os pais e mães podem ser envolvidos/as, entretanto, ainda não são evidentes. Uma variedade de abordagens e programas vêm sido testados de forma global com o objetivo de aumentar a colaboração da escola para com as famílias. Através de Pesquisa-Ação, o efeito de uma iniciativa de comprometimento entre pais e mães e a escola foi explorado em uma escola de educação infantil em Atenas durante os anos escolares de 2014-15 e 2015-16. O bem-sucedido compromisso com práticas filosóficas para os/as estudantes em anos passados demonstrou a necessidade de adotar a ferramenta específica da Filosofia para Crianças para a comunidade de pais, mães e responsáveis. Histórias cuidadosamente selecionadas foram utilizadas como estímulo para levantar questões filosóficas, que foram analisadas profundamente por responsáveis e professores/as. A criação de uma comunidade de investigação filosófica com os/as responsáveis na escola revelou um novo horizonte de comunicação e cooperação ao mesmo tempo também aumentando o respeito e a empatia entre todos os participantes. Essa pesquisa mostra que quando se formulam comunidades de investigação filosófica com crianças e adultos em igualdade e dentro do mesmo ambiente, diálogos significativos podem emergir e se fortalecer em todas as partes do triângulo comunitário da escola (alunos/as, professores/as, responsáveis). Como resultado, uma abordagem educacional alternativa que fortalece os laços escola-família pôde ser revelada.

Palavras-chave : colaboração escola-família; comunidade filosófica; diálogo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )