SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Estar à escuta: música e docência na educação infantilConhecer os jovens “onde eles estão": demonstrando suas vantagens. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KIZEL, Arie. Seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores. child.philo [online]. 2019, vol.15, e44574.  Epub 30-Dez-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44574.

O diálogo professor-aluno desempenha um papel central em facilitar o crescimento contínuo dos envolvidos na educação, particularmente o diálogo que convida a reflexão do aluno sobre a instrução dada e o próprio professor. O diálogo deve ajudar os alunos a articular a autoconsciência (consciente ou inconsciente) sobre seus comportamentos e hábitos de aprendizagem, o processo de aprendizagem e seus resultados ao mesmo tempo em que avalia sua qualidade e as maneiras pelas quais elas podem ser melhoradas. Uma das razões por trás de nossa crescente incapacidade de romper a barreira inerente entre professores e alunos é devido à falta de engajamento na reflexão dialógica em andamento, como forma de fazer progredir o processo de ensino-aprendizagem na escola. Este artigo oferece uma contribuição teórica sobre o diálogo na formação de professores através dos conceitos filosóficos de um programa de dez anos de formação de professores, elaborado de acordo com os princípios da Filosofia com Crianças. O programa promoveu a criatividade e o pensamento auto-reflexivo na formação de professores e ofereceu métodos dialógicos. Baseia-se também em seis dimensões que são a base da Filosofia com Crianças: aprender a partir de um lugar de perguntas, comunidade de aprendizagem que resiste à hierarquia educacional que se orgulha da onisciência, coordenador como participante do processo de aprendizagem, aprendendo no presente real, legitimação da improvisação como forma de aprender, aprendendo como libertando o aprendiz das fronteiras disciplinares. Todas as seis dimensões veem a Filosofia com Crianças como uma pedagogia da busca em cujo centro está a busca de significado que facilita o desenvolvimento pessoal - e, portanto, o auto-direcionamento e capacidade.

Palavras-chave : filosofia com crianças; formação de professores; pedagogia da reflexão; diálogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )