SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professoresEnsino de pensamento crítico e habilidades meta-cognitivas através da investigação filosófica. Relatório de um praticante sobre experimentos em sala de aula. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

NEWBY, Alex  e  GARDNER, Susan T.. Conhecer os jovens “onde eles estão": demonstrando suas vantagens. child.philo [online]. 2019, vol.15, e45887.  Epub 30-Dez-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.45887.

Quando Matthew Lipman introduziu a Filosofia para Crianças (P4C) no mundo, seu objetivo não era introduzir um pouco de filosofia acadêmica no currículo escolar típico, como seria de esperar dos títulos de seus primeiros livros: Philosophy in the Classroom (Lipman et al. al., 1980) e Philosophy Goes to School (Lipman, 1988). Seu objetivo, antes, era criar uma mudança de paradigma no próprio campo da educação: transformar o modelo hierárquico típico em um modelo em que o professor/facilitador solicitasse respostas dos alunos e, nesse sentido, encontrasse-os onde eles “estão”. Este modelo não hierárquico, no entanto, tropeçou em criar raízes, o que talvez não seja surpreendente, uma vez que o modelo hierárquico, seja na escola, no esporte ou em casa, parece ser muito mais fácil e muito mais eficiente. Cabe aos que apoiamos um modelo não hierárquico em todas essas arenas e levamos a sério essa abordagem articularmos precisamente de que maneira um modelo hierárquico fica aquém. Ao fazer isso, forneceremos não apenas uma estrutura precisa para defender a importância de adotar uma abordagem não hierárquica, mas também forneceremos uma medida pela qual poderemos medir se nossa própria prática não hierárquica é fiel à sua justificativa; e que a abordagem não é simplesmente não hierárquica por não ser hierárquica, nem quase autoritária para ter uma aceitação mais ampla. É a articulação das falhas de um modelo hierárquico que o modelo não hierárquico pode (e deve) corrigir o foco da nossa análise.

Palavras-chave : ensino não hierárquico; treinamento de futebol; ensino não autoritário; filosofia para crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )