SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Teachers' inventive formation between the ethics, aesthetics, and politics of academic writings.school, listening problems? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

BRAGA, Laíra Assunção; ZAMBONI, Jésio  and  RODRIGUESIII, Alexsandro. Em um mundo para gente grande, o que podem os corpos pequenos?. child.philo [online]. 2019, vol.15, e44527.  Epub Dec 27, 2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44527.

O texto parte de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional, da Universidade Federal do Espírito Santo, apresentada no ano de 2019 e que se propôs a trabalhar, junto às crianças, as relações e negociações feitas com as normas de gênero e sexualidade. As crianças apareceram em situações e lugares diversos, com destaque para duas pracinhas de bairro, onde se deu a maior parte da pesquisa. A dissertação não tinha como objetivo fazer uso de teorias desenvolvimentistas, descrever e enquadrar as crianças em categorias, pois entendeu-se que isso também seria a reprodução das lógicas adultocêntricas. Movimentos crianceiros foram considerados em sua potência de existir por si e, por essa autonomia, foi possível visualizar como eles conseguem fazer questão sobre os lugares e identidades que os adultos insistem em reafirmar sobre os corpos através da diferença sexual. Os resultados da pesquisa apontaram que as crianças conseguem agir taticamente dentro das questões de gênero, subvertendo a lógica das estratégias que incidem sobre seus corpos e os colocam constantemente na posição de projetos de adultos. A partir da pesquisa, pensamos como as crianças podem indicar, nos diversos campos de experiência humana, outros modos de se relacionar e estar no mundo.

Keywords : niños- niñas; adultocentrismo; tácticas; género..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )