SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Formação inventiva de professores por entre tessituras ética, estética e política de escritas acadêmicasescola, problemas de escuta? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

BRAGA, Laíra Assunção; ZAMBONI, Jésio  e  RODRIGUESIII, Alexsandro. Em um mundo para gente grande, o que podem os corpos pequenos?. child.philo [online]. 2019, vol.15, e44527.  Epub 27-Dez-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44527.

O texto parte de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional, da Universidade Federal do Espírito Santo, apresentada no ano de 2019 e que se propôs a trabalhar, junto às crianças, as relações e negociações feitas com as normas de gênero e sexualidade. As crianças apareceram em situações e lugares diversos, com destaque para duas pracinhas de bairro, onde se deu a maior parte da pesquisa. A dissertação não tinha como objetivo fazer uso de teorias desenvolvimentistas, descrever e enquadrar as crianças em categorias, pois entendeu-se que isso também seria a reprodução das lógicas adultocêntricas. Movimentos crianceiros foram considerados em sua potência de existir por si e, por essa autonomia, foi possível visualizar como eles conseguem fazer questão sobre os lugares e identidades que os adultos insistem em reafirmar sobre os corpos através da diferença sexual. Os resultados da pesquisa apontaram que as crianças conseguem agir taticamente dentro das questões de gênero, subvertendo a lógica das estratégias que incidem sobre seus corpos e os colocam constantemente na posição de projetos de adultos. A partir da pesquisa, pensamos como as crianças podem indicar, nos diversos campos de experiência humana, outros modos de se relacionar e estar no mundo.

Palavras-chave : niños- niñas; adultocentrismo; tácticas; género..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )