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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

DEMOZZI, Silvia  e  ILARDO, Marta. Deontologia educacional na comunidade de investigação filosófica. child.philo [online]. 2020, vol.16, e45955.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45955.

O artigo tem como objetivo oferecer uma perspectiva pedagógica como parte do debate sobre práticas filosóficas com crianças, referindo-se particularmente a questões de deontologia educacional que surgem quando ocorrem perguntas "desconfortáveis" (mas não apenas). Muitas das perguntas que surgem durante as sessões filosóficas (ou às vezes individualmente, no final da sessão e “fora da fronteira da comunidade”) são deixadas sem resposta, sendo percebidas como desconfortáveis. Nossa reflexão é sobre o que a deontologia educacional exige para lidar com o desafio que esse tipo de questão traz. Partindo do conceito de deontologia proposto pela pedagoga Mariagrazia Contini e adotando a ideia de Jana Mohr Lone de conforto das crianças com a incerteza, o artigo oferece uma discussão sobre o que entendemos por responsabilidade educacional ao assumir a tarefa de facilitar uma comunidade de investigação filosófica com crianças. O artigo conclui que o facilitador deve estar presente, atento, capaz de ouvir bem. Ela/ele deve ser um modelo, um bom exemplo para a comunidade: disponível para ouvir e responder, respeitoso, sensível, capaz de mudar de ideia e humilde. Além disso, um facilitador deve ser treinado para um pensamento flexibilizado: ele/ela precisa estar bem ciente de seus esquemas cognitivos, das premissas de seu conhecimento, dos paradigmas sociais e culturais a que se refere. Todo esse “plano de fundo tangível” precisa ser explicitado para estar ciente dos quadros que moldam cada ação educativa.

Palavras-chave : crianças; comunidade de investigação filosófica; deontologia educacional; responsabilidade.

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