SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Improvisar la indagación en la comunidad: el perfil del docentePosibles conexiones entre el método montessori y la filosofía para niños (p4c) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

OLIVERIO, Stefano. A criança e o currículo de filosofia para crianças (fpc). child.philo [online]. 2020, vol.16, e46769.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46769.

Neste artigo, tomo minha sugestão do que sugiro chamar de "modernidade adamítica". Nesta frase, busco capturar uma "remoção" específica da infância que ocorre no gesto cartesiano da entronização da razão. Ao recorrer a uma leitura das principais obras filosóficas de Descartes, argumentarei que um dos principais impulsos de seu dispositivo conceitual é uma desconfiança profundamente arraigada, e até angustiada, da infância e de seus erros. Para resumir: na modernidade cartesiana, filosofia / ciência e infância estão em desacordo. No segundo passo do meu argumento, mostrarei em que sentido Dewey reabilita a infância e sua forma de experiência, curando assim a brecha entre a infância e a ciência (como provam suas noções de investigação e pensamento qualitativo). Não obstante, Dewey não estava pronto para dar o passo decisivo de pensar uma filosofia para as crianças. Precisamente, ativando e desenvolvendo o significado do pensamento qualitativo, Matthew Lipman conseguiu, em vez disso, progredir além de Dewey. Nesta perspectiva, mostrarei como Lipman e Ann Sharp, enquanto seguem os passos de Dewey no que diz respeito à sua interpretação não cartesiana da infância, fazem parte dele na sua abordagem educacional da filosofia e de como isso resulta em uma reformulação da maneira de interpretar a relação deweyana entre a criança e o currículo.

Palabras clave : filosofia e infância; modernidade cartesiana; pensamento qualitativo; dewey; lipman..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )