SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Possíveis conexões entre o método montessori e a filosofia para criançasFilosofia (e argumentação) para crianças: algumas reflexões para o ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ZANETTI, Luca. Por que estou aqui? Os desafios de explorar as questões existenciais das crianças na comunidade de investigação. child.philo [online]. 2020, vol.16, e47050.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47050.

As crianças fazem perguntas existenciais, isto é, perguntas sobre a morte, o significado da existência, livre arbítrio, Deus, a origem de tudo e questões afins. Filosofia para/com crianças tem o desejo de dar às crianças a oportunidade de descobrir e explorar suas perguntas em um ambiente seguro, a comunidade de inquérito. Assim, o questionamento existencial deve ser possível em uma comunidade de investigação. No entanto, não está claro se a pedagogia da comunidade de investigação pode acomodar questionamentos existenciais. O principal problema é que o questionamento existencial pode ser uma causa de sofrimento: as crianças podem não ser capazes de conter a intensidade emocional que é experimentada quando perguntamos sobre tópicos como a morte e o significado da existência. Neste artigo, destaco alguns dos principais desafios que precisamos enfrentar, se queremos abrir espaço para questionamentos existenciais na comunidade de investigação. Primeiro, discuto a visão de que o questionamento existencial deve ser evitado na educação, porque é uma causa de sofrimento. Essa visão é rejeitada com o argumento de que o questionamento existencial é inevitável e que fugir do problema pode causar mais mal do que bem. Argumento então que as questões existenciais estão mal representadas no currículo original de Lipman-Sharp e que, como resultado, os facilitadores estão carecendo de recursos para incentivar e sustentar o questionamento existencial. Por fim, destacando algumas dificuldades que podemos encontrar para facilitar o questionamento existencial na comunidade de investigação, argumento que há uma tensão entre duas aspirações-chave em Fp/cC, a saber, o objetivo de promover a investigação e o objetivo de cuidar do emocional. segurança das crianças.

Palavras-chave : questões existenciais; tópicos tabu; comunidade de inquérito; o significado da vida; morte..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )