SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16El insulto de la fealdad en la escuela: insurrecciones contra el capitalDe silenciar la literatura infantil a intentar aprender de ella: cambiar de opinión sobre los libros ilustrados en el movimiento fpn índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ELICOR, Peter Paul Ejera. Mapeando preconceito de identidade: locais da injustiça epistêmica na filosofia para/com crianças. child.philo [online]. 2020, vol.16, e47899.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47899.

Este artigo tem como objetivo mapear os locais de preconceito de identidade que podem se manifestar no contexto de uma Comunidade de Investigação. O argumento aqui é que a injustiça epistêmica, que geralmente começa com casos aparentemente "menores" de preconceito de identidade, poderia potencialmente vazar para a prática real do FcpC. Partindo de Fricker, as várias formas de injustiça epistêmica são explicitadas quando as práticas epistêmicas são enquadradas em circunstâncias sociais concretas em que poder, privilégio e autoridade se cruzam, o que é observável nos ambientes escolares. Em conexão, apesar das melhorias pedagógicas oferecidas pela FcpC, algumas formas de preconceito de identidade prevalecentes nas salas de aula tradicionais podem persistir, afetando crianças identificadas com grupos sociais estereotipados negativamente. Portanto, é importante prestar atenção à realidade da injustiça epistêmica e aos possíveis locais onde ela pode surgir potencialmente na COI. Com base na minha experiência na FcpC, mostro que o preconceito de identidade decorre das interseções dos papéis e posicionamentos dos participantes de um diálogo filosófico. Essas interseções apontam para as relações epistêmicas do professor de FcpC, dos alunos e do próprio programa de FcpC. Concluo que o preconceito de identidade surge circunstancial e/ou substancialmente na bolsa de estudos e na prática da FcpC.

Palabras clave : injustiça epistêmica; testemunho e injustiça hermenêutica; preconceito; comunidade de investigação; filosofia para/com crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )