SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16O insulto da feiura na escola: insurreições contra o capitalDe silenciar a literatura infantil à tentativa de aprender com ela: mudando as visões dos livros ilustrados no movimento de fpc índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ELICOR, Peter Paul Ejera. Mapeando preconceito de identidade: locais da injustiça epistêmica na filosofia para/com crianças. child.philo [online]. 2020, vol.16, e47899.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47899.

Este artigo tem como objetivo mapear os locais de preconceito de identidade que podem se manifestar no contexto de uma Comunidade de Investigação. O argumento aqui é que a injustiça epistêmica, que geralmente começa com casos aparentemente "menores" de preconceito de identidade, poderia potencialmente vazar para a prática real do FcpC. Partindo de Fricker, as várias formas de injustiça epistêmica são explicitadas quando as práticas epistêmicas são enquadradas em circunstâncias sociais concretas em que poder, privilégio e autoridade se cruzam, o que é observável nos ambientes escolares. Em conexão, apesar das melhorias pedagógicas oferecidas pela FcpC, algumas formas de preconceito de identidade prevalecentes nas salas de aula tradicionais podem persistir, afetando crianças identificadas com grupos sociais estereotipados negativamente. Portanto, é importante prestar atenção à realidade da injustiça epistêmica e aos possíveis locais onde ela pode surgir potencialmente na COI. Com base na minha experiência na FcpC, mostro que o preconceito de identidade decorre das interseções dos papéis e posicionamentos dos participantes de um diálogo filosófico. Essas interseções apontam para as relações epistêmicas do professor de FcpC, dos alunos e do próprio programa de FcpC. Concluo que o preconceito de identidade surge circunstancial e/ou substancialmente na bolsa de estudos e na prática da FcpC.

Palavras-chave : injustiça epistêmica; testemunho e injustiça hermenêutica; preconceito; comunidade de investigação; filosofia para/com crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )