SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Filosofia e crianças: para ou com?A “pluma”: corporalidades que desafiam a normatividade no ambiente escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KALATEHJAFARABADI, Tahereh Javidi. Ética da atenção nos projetos de ajuda a infância: novos desafios. child.philo [online]. 2020, vol.16, e49411.  Epub 21-Nov-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.49411.

Este artigo tem como objetivo considerar as implicações da teoria da ética do cuidado de Noddings para projetos amigo da criança e seus pressupostos filosóficos subjacentes. Explica-se que esta teoria com sua ênfase nas necessidades e direitos das crianças e, mais importante, a ênfase na relação de cuidado e no encontro de cuidado indica como os principais conceitos e ideias de Noddings podem ser levados em consideração na exploração dos desafios da implementação de projetos amigáveis às crianças. Portanto, os principais conceitos da teoria da ética do cuidado incluindo necessidade e direito, empatia e simpatia, receptivo e projetivo, cuidado e cuidado, necessidades expressas e inferidas foram investigadas considerando sua conexão com a origem e o destino do amigo da criança projetos. Consequentemente, uma série de questões foram formuladas para ilustrar os desafios teóricos que são colocados na implementação de qualquer projeto amigo da criança. Essas perguntas também foram categorizadas à luz de três características centrais da teoria do cuidado de Noddings: 1) ontologia relacional; que se refere à natureza relacional da vida das crianças, 2) atenção com preocupação; que se refere ao sentimento moral/vida não racional das crianças e 3) particularismo; que se refere à singularidade da vida das crianças. Como indivíduos/pesquisadores e como membros da comunidade amiga da criança, podemos nos concentrar nessas questões para entender os desafios do projeto e fornecer um instrumento potencial para sua avaliação qualitativa.

Palavras-chave : projetos amigos da criança; teoria da ética da atenção; direitos da criança; necessidades das crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )