SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Ética da atenção nos projetos de ajuda a infância: novos desafiosA infância de ensinar e aprender: inventando com e como criança a arte de ser professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CONTRERAS-SALINAS, Sylvia  e  PAVELIC, Mónica Ramírez. A “pluma”: corporalidades que desafiam a normatividade no ambiente escolar. child.philo [online]. 2020, vol.16, e50213.  Epub 03-Nov-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.50213.

este artigo tem como objetivo expor alguns achados da atividade hermenêutica a partir das narrativas de sujeitos LGBT (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) localizadas no passado / presente, em relação à corporalidade expressa no ambiente escolar. Narrativas que foram produzidas em uma investigação desenvolvida entre 2012-2013. É reconhecido que este tropo questiona os regulamentos que anunciam não disparar a “caneta” e seus vários significados. Esse tropeço referido nas histórias permite revelar tanto as construções de gênero dos sujeitos LGBT quanto as próprias experiências que explodem em circunstâncias em que a diferença e a visibilidade são reprimidas e subalternizadas a partir de uma prática pedagógica normalizada. A "caneta" é uma irrupção indesejada ou esperada, que obtém como resposta práticas homo / lesbo / bi / trans fóbicas que surgem para ferir quem se atreve a aparecer na frente dos outros na sua diferença ou de uma posição divergente. Esse tropo seria um dos muitos que aludem à classificação e separação binária de sexo-gênero, homem / mulher, homem / mulher, neste caso, reproduzidos por sujeitos cujas formas e desejos não estão de acordo com o estabelecido. Juntos, percebe-se nos discursos que a presença da caneta não é totalmente transparente; caso contrário, ela cria vazios e contradições, além da resistência persistente que nega a diversidade de materializações corporais.

Palavras-chave : corpo; educação; tropologia; gênero..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )