SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La infancia de enseñar y aprender: inventando con y como niño/a el arte de ser maestra/oLa filosofía (no solo) con niños: escuchar, cuidar, escribir, transmitir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ESPINEL, Oscar. Ensino a filosofia Um olhar a partir da perspectiva do aprender. child.philo [online]. 2020, vol.16, e52641.  Epub 21-Nov-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52641.

a pergunta pelo ensino de filosofia implica dois tipos de interrogações, a sabar: que significa ensinar? Que se entende por filosofia? Este artigo, produto do projeto de pesquisa Avaliação das formas de ensino da filosofia na Colômbia, toma como ponto de partida a primeira daquelas interrogações acerca do ensino e do ensinar. Entretanto, em meio às indagações acerca de noções como tradução, "plágio", repetição e criação, emerge a potência metodológica de se estudar o ensinar a partir do que se propicia o aprender. Que tipo de relações vinculam o ensinar com o aprender e o aprender com o ensinar? Em outros termos: quanto requer o aprender do ensinar? Quanto do aprender há no ensinar? Pode-se pensar o ensinar e o aprender de modo independente? O que sucede em uma aula de filosofia? Em suma: o que significa pensar a relação entre filosofia e ensino, a partir da perspectiva do aprender? Dessa maneira, como se pode ver, a posição do interrogante no eixo do aprender situa a discussão na esfera da experiência, do exercício e das práticas de si; uma dimensão distinta daquela marcada pela emulação, a explicação e o monólogo.

Palabras clave : aprender; ensino; aula de filosofia; experiência; estudo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )