SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16A infância de ensinar e aprender: inventando com e como criança a arte de ser professorFilosofia (não apenas) com crianças: ouvindo, cuidando, escrevendo, transmitindo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ESPINEL, Oscar. Ensino a filosofia Um olhar a partir da perspectiva do aprender. child.philo [online]. 2020, vol.16, e52641.  Epub 21-Nov-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52641.

a pergunta pelo ensino de filosofia implica dois tipos de interrogações, a sabar: que significa ensinar? Que se entende por filosofia? Este artigo, produto do projeto de pesquisa Avaliação das formas de ensino da filosofia na Colômbia, toma como ponto de partida a primeira daquelas interrogações acerca do ensino e do ensinar. Entretanto, em meio às indagações acerca de noções como tradução, "plágio", repetição e criação, emerge a potência metodológica de se estudar o ensinar a partir do que se propicia o aprender. Que tipo de relações vinculam o ensinar com o aprender e o aprender com o ensinar? Em outros termos: quanto requer o aprender do ensinar? Quanto do aprender há no ensinar? Pode-se pensar o ensinar e o aprender de modo independente? O que sucede em uma aula de filosofia? Em suma: o que significa pensar a relação entre filosofia e ensino, a partir da perspectiva do aprender? Dessa maneira, como se pode ver, a posição do interrogante no eixo do aprender situa a discussão na esfera da experiência, do exercício e das práticas de si; uma dimensão distinta daquela marcada pela emulação, a explicação e o monólogo.

Palavras-chave : aprender; ensino; aula de filosofia; experiência; estudo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )