SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Philosophy (not only) with children: listening, caring, writing, transmittingThe conundrum in the collective indian psyche regarding teaching philosophy in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

WOZNIAK, Jason Thomas. Cultivando a ética e a consciência da dívida de oposição: filosofia para / com crianças como contra-conduta na economia da dívida neoliberal. child.philo [online]. 2020, vol.16, e53125.  Epub Nov 23, 2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53125.

Neste artigo, examino quais são as implicações éticas e políticas de conceituar e praticar filosofia para/com crianças (FpcC) na economia da dívida neoliberal. Embora a FpcC não possa, por si só, trazer qualquer transformação significativa das realidades político-econômicas da dívida, ela pode desempenhar um papel importante no cultivo da ética e da consciência da dívida oposicionista. A primeira metade deste artigo situa a FpcC dentro da atual economia global da dívida. Aqui, somam-se as análises feitas por teóricos críticos sobre as maneiras como a dívida impacta as instituições públicas (incluindo escolas) e molda a subjetividade individual. A segunda metade deste artigo se baseia na conceituação de "contra-conduta" de Michel Foucault. Para Foucault, a contra-conduta é um ato ético/político de resistência à governamentalidade, que viabiliza relações sociais alternativas e modos de estar no mundo. Defendo nesta seção que FpcC deve ser conceituada e praticada como uma forma de contra-conduta que desafia o poder na economia da dívida. Tanto a forma da pedagogia do FpcC quanto o conteúdo que pode ser abordado de maneira coletiva nas comunidades de investigação tornam o FpcC um local potencial para práticas de contra-dívida. Pensado como contra-conduta, o FpcC é uma prática educacional com promessa libertadora. Concluo este artigo com breves reflexões sobre a prática do FpcC na época do COVID e durante as revoltas ao redor do mundo contra o capitalismo racial. Sugere-se aqui que a FpcC não seja praticada apenas em ambientes de educação formal, mas também nos movimentos sociais que lutam para fazer nascer um mundo mais justo para todos nós.

Keywords : dívida; filosofia para/com crianças; contra-conduta..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )