SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Entre cercas, brincadeiras e feitiços: os conflitos e as apropriações do território por crianças e jovens quilombolasinjustiça hermenêutica e terceirização da mão-de-obra infanto-feminina doméstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MELO, Marcos Ribeiro de; VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de  e  SOUZA NETO, Edson Augusto de. “Os dentes afiados da vida preferem a carne na mais tenra infância”: etnocartografar com olhos de besta. child.philo [online]. 2020, vol.16, e48116.  Epub 18-Nov-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48116.

neste artigo, dispomo-nos ao exercício de uma etnocartografia de tela em agenciamento com o filme Beasts of the southern wild (2012) dirigido por Benh Zeitlin. Lançamo-nos numa experimentação fílmica que desembocou numa escrita a artistar e infantilar (nossos) modos de vida. Apostamos no cinema e na infância como possibilidades de ensaiar um gaguejar da linguagem para a criação de novos mundos e formas de viver. As imagens do cinema menos como representação, e mais como arte que se propõe à incompletude, à fissura, a um buraco nas aparências. A infância como exercício de diferenciação e de resistência às narrativas dominantes em um dado contexto. A infância como experiência limite da/na linguagem, a desnudar incansavelmente a condição humana frente ao mundo. Deste modo, acompanhando a personagem principal da trama, a pequena Hushpuppy, uma moradora de seis anos de idade da ‘Ilha de Charles Doucet’, tratada todo o tempo como “a Banheira”, somos estremecidos pelas formas de vidas ali presentes, consideradas bestiais e não reconhecidas pelos homens citadinos. Hushpuppy, seu pai e amigos resistem às tentativas de destruição de suas existências pelas forças do Estado que tentam domesticá-los, imbuídos da lógica de que primitivos devem vir para civilização, assim como as crianças devem se tornar adultos.

Palavras-chave : infância; cinema; etnocartografia de tela; bestas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )