SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16“Los dientes afilados de la vida prefieren la carne en la primera infancia”: etno-cartografiar con ojos de bestiaCuerpo, presencia y distancia en la enseñanza de la filosofía. Exploración educativa durante el distanciamiento social. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ABAKEDI, Dominic Effiong; IWUAGWU, Emmanuel Kelechi  y  EGBAI, Mary Julius. injustiça hermenêutica e terceirização da mão-de-obra infanto-feminina doméstica. child.philo [online]. 2020, vol.16, e53130.  Epub 06-Dic-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53130.

Observamos que, apesar das declarações internacionais sobre os direitos das crianças, ainda persiste a mão de obra infantil feminina doméstica terceirizada. Levantando a questão se o trabalho terceirizado de meninas e adolescentes domésticas constitui uma injustiça hermenêutica, respondemos afirmativamente. Confiando em duas narrativas de vítimas indígenas - que são reportagens de jornais - expomos alguns dos horrores que sofrem as meninas e meninos vítimas do trabalho doméstico terceirizado. Comparando essas reportagens com outras narrativas de vítimas de injustiça hermenêutica, como relatado por Miranda Fricker e Hilkje Hänel, argumentamos que as vítimas do trabalho infantil doméstico terceirizado sofrem uma lacuna e interferência hermenêuticas; e que os perpetuadores dessa prática, ajudam a fomentar o que chamamos de "obstrução hermenêutica". Recomendamos diferentes medidas de combate como, por exemplo uma feminização radical dos currículos educacionais, que permitirá a introdução dos recursos hermenêuticos relevantes que as meninas necessitam para dar sentido às suas experiências, nas salas de aula e outros lugares de aprendizagem; o estabelecimento de agências feministas de libertação em todas as escolas, instituições religiosas e hospitais, como formas de aumentar o nível de conscientização sobre os direitos das crianças e adultos; a feminização da legislação e dos processos legislativos, para permitir a promulgação de leis para proteger os direitos das crianças femininas; e a campanha por uma aplicação mais rigorosa das leis sobre os direitos das crianças.

Palabras clave : injustiça hermenêutica; trabalho infantil; direitos da criança; menina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )