SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16“Os dentes afiados da vida preferem a carne na mais tenra infância”: etnocartografar com olhos de bestaCorpo, presença e distância no ensino da filosofia. Exploração educativa durante o distanciamento social. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ABAKEDI, Dominic Effiong; IWUAGWU, Emmanuel Kelechi  e  EGBAI, Mary Julius. injustiça hermenêutica e terceirização da mão-de-obra infanto-feminina doméstica. child.philo [online]. 2020, vol.16, e53130.  Epub 06-Dez-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53130.

Observamos que, apesar das declarações internacionais sobre os direitos das crianças, ainda persiste a mão de obra infantil feminina doméstica terceirizada. Levantando a questão se o trabalho terceirizado de meninas e adolescentes domésticas constitui uma injustiça hermenêutica, respondemos afirmativamente. Confiando em duas narrativas de vítimas indígenas - que são reportagens de jornais - expomos alguns dos horrores que sofrem as meninas e meninos vítimas do trabalho doméstico terceirizado. Comparando essas reportagens com outras narrativas de vítimas de injustiça hermenêutica, como relatado por Miranda Fricker e Hilkje Hänel, argumentamos que as vítimas do trabalho infantil doméstico terceirizado sofrem uma lacuna e interferência hermenêuticas; e que os perpetuadores dessa prática, ajudam a fomentar o que chamamos de "obstrução hermenêutica". Recomendamos diferentes medidas de combate como, por exemplo uma feminização radical dos currículos educacionais, que permitirá a introdução dos recursos hermenêuticos relevantes que as meninas necessitam para dar sentido às suas experiências, nas salas de aula e outros lugares de aprendizagem; o estabelecimento de agências feministas de libertação em todas as escolas, instituições religiosas e hospitais, como formas de aumentar o nível de conscientização sobre os direitos das crianças e adultos; a feminização da legislação e dos processos legislativos, para permitir a promulgação de leis para proteger os direitos das crianças femininas; e a campanha por uma aplicação mais rigorosa das leis sobre os direitos das crianças.

Palavras-chave : injustiça hermenêutica; trabalho infantil; direitos da criança; menina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )