SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17O facilitador como auto-liberador e possibilitador: responsabilidade ética em comunidades de investigação filosóficaA que convida o convite ao filosofar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ELICOR, Peter Paul. Mantenho meu chapéu cultural: explorando uma filosofia "habilitadora da cultura" para / com a prática infantil. child.philo [online]. 2021, vol.17, e54161.  Epub 02-Mar-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.54161.

Neste artigo, apresento um esboço preliminar de uma prática de Filosofia para/com crianças que culturalmente habilitadora. É um enfoque sobre as relações filosóficas com crianças que visa encorajar o exercício da reflexão crítica no nível de suas respectivas culturas. Este tipo de prática de FpcC espera abordar os que formam parte de facilitar diálogos filosóficos em grupos culturalmente ou etnicamente diversos, especialmente quando prevalecem os prejuízos e os estereótipos negativos em relação às minorias culturais ou étnicas. Seu foco central é ajudar as crianças a tomar consciência de sua situação cultural e o correspondente impacto que isso tem em seu pensamento e atitude em relação ao diálogo. Subjacente a esta prática está o pressuposto de que a Filosofia é fundamentalmente uma visão de mundo e um método que está incorporado na cultura onde é criada, validada e usada. Tal maneira de fazer filosofia reconhece que as crianças são portadoras ativas de cultura e têm direito a oportunidades educativas, como o FpcC, que pode capacitá-las a pensar por si mesmas e com os outros enquanto permanecem enraizadas em suas origens culturais. Assim, a Comunidade de Investigação funciona como um espaço de cuidado onde a compreensão intercultural e a afirmação crítica das culturas são fomentadas e sustentadas. Em relação a isso, sugiro que um professor FpcC capacitador de cultura deve ter três características desejadas: a) abertura a vários recursos e perspectivas culturais, b) um senso de posição crítica e c) parcialidade para os marginalizados culturalmente.

Palavras-chave : filosofia para/com crianças; cultura; marginalização; prática capacitadora de cultura..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )