SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Me dejaré el sombrero cultural puesto: exploración de una práctica “culturalmente habilitadora” de la filosofía para/con niñosBajo nuestras propias narices: la postergación de la igualdad política de los niños y el ahora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

GOMES, Vanise Dutra  y  VIEIRA, Paula Alexandra. A que convida o convite ao filosofar?. child.philo [online]. 2021, vol.17, e54168.  Epub 27-Feb-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54168.

Na chamada da childhood & philosophy escutamos um convite ao filosofar. Mas o que nos convida a viver um convite ao filosofar? De que modos um convite ou (re)convites do filosofar nos colocam em suspensão de sentidos e nos atravessam, a ponto de nos convidarem a sustentá-lo? São estas as perguntas que inquietam duas professoras que se aventuraram a abrir-se para o convite de filosofar com crianças e, que agora, se abriram ao convite de pensar e escrever em conjunto. De certa maneira, a escrita deste ensaio-experiência testemunha outros modos de pensar e viver a prática educativa, por meio dos atravessamentos que experienciamos como professoras e os outros sujeitos praticantes (crianças e adultos, professores e alunos) que nos abre o convite a viver de outras maneiras mais inventivas, e por isso mais infantis, dentro da escola pública, numa aceção de escola como scholé (Masschelein; Simmons, 2013). Este ensaio-experiência pensa a que convida o convite ao filosofar e que condições são importantes para sustentar o convite ao filosofar e oferecemo-lo como um caminho. Pensamos o conceito de convite a partir de duas perguntas das crianças quando nos (re)convidam após terem sido, por nós, convidadas a filosofar na escola. Para pensar a sustentação do convite das crianças partimos do conceito heideggeriano consumar (Heidegger, 1987), dialogamos com a proposta por uma pedagogia da pergunta (Freire; Faundez, 1985), e com a igualdade das inteligências (Rancière, 2005). Este ensaio-experiência é um convite a pensar na pergunta: a que convida o convite ao filosofar?

Palabras clave : convite; consumar; filosofar; escola pública..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )