SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A que convida o convite ao filosofar?Educação filosófica baseada no lugar: reconstruindo o "lugar", reconstruindo a ética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

HAYNES, Joanna  e  MURRIS, Karin. Bem debaixo de nossos narizes: o adiamento da igualdade política das crianças e o agora. child.philo [online]. 2021, vol.17, e55060.  Epub 27-Fev-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55060.

Respondendo ao convite desta edição especial da Infância e Filosofia, este artigo considera o ethos da facilitação na investigação filosófica com crianças e a ordem espaço-temporal da comunidade de investigação. Dentro do movimento Filosofia com Crianças, existem diferenças de pensamento e prática sobre 'facilitação' em comunidades de investigação filosófica, e sugerimos que isso tem implicações profundas para a agência política das crianças. A facilitação pode ser executada como uma prática cronológica de progresso e desenvolvimento que funciona contra a criança, em termos de agência política. Este artigo teoriza práticas de facilitação alicerçadas em filosofias da infância que pressupõem ouvir a criança / criança como iguais, já capazes de filosofar e contra a mesmice. Exploramos as implicações políticas e éticas da reconfiguração pós-humanista radical do corpo "fechado" à luz da inclusão das energias disciplinares, imaginativas e capacitadoras do tempo cronológico por meio do conceito agora / ness. Mudamos da ética para o ethos, e de corpos "compactados" para "descompactados", por meio da noção de afeto para explorar as dimensões temporais e espaciais de facilitação em Filosofia com Crianças e a agência política infantil. Voltamos a Not Now Bernard de David McKee (1980), entrando "no texto" e tratando do adiamento da igualdade em Filosofia com Crianças.

Palavras-chave : criança; igualdade; agora; adiamento; facilitação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )