SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Bajo nuestras propias narices: la postergación de la igualdad política de los niños y el ahoraironía y pensamiento cuidadoso en fpn índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

THORNTON, Simone; GRAHAM, Mary  y  BURGH, Gilbert. Educação filosófica baseada no lugar: reconstruindo o "lugar", reconstruindo a ética. child.philo [online]. 2021, vol.17, e54696.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54696.

A educação como formação da identidade nas democracias liberais de estilo ocidental baseia-se, em parte, na neutralidade como uma justificativa para a reprodução da identidade individual coletiva, incluindo identidades sociais, culturais, institucionais e políticas, muitos aspectos dos quais são problemáticos em termos de reprodução de atitudes, crenças e ações ambientalmente prejudiciais para o meio ambiente. Para se posicionar sobre uma questão, é necessário abrir mão de certas formas de neutralidade, assim como efetivamente ensinar educação ambiental. Afirmamos que reivindicar uma posição de neutralidade é reivindicar uma posição além da crítica. Na sala de aula, essa também pode ser uma posição epistemologicamente prejudicial de se ocupar. Para explorar ainda mais o problema da neutralidade na sala de aula e para oferecer uma possível solução, olharemos para a pedagogía da comunidade filosófica de investigação filosófica e defenderemos a incorporação da uma educação situada; uma forma de educação experimental que promove a aprendizagem nas comunidades locais em que a escola está inserida, cada uma com sua própria história, cultura, economia e meio ambiente. No entanto, como entendemos o "lugar" é fundamental para compreender o potencial da educação baseada no lugar em dar aos estudantes um "sentido de lugar" - como eles percebem um lugar, que inclui apego ao lugar e significado de lugar. Para este fim, olhamos para as compreensões indígenas do lugar e da aprendizagem da reconstrução social para dar forma as pedagogias baseadas no lugar. Desse modo, acreditamos, que se abre um caminho para a educação ética.

Palabras clave : filosofia ambiental; ecofeminismo; educação baseada em localização; filosofia com crianças; pedagogia indígena crítica..

        · resumen en Español     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )