SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17ironía y pensamiento cuidadoso en fpnalgunas implicaciones éticas de la práctica de la filosofía con niñas y niños, y personas adultas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

MACIAS, julián. sobre nascimentos e partos: derivas ético-política da figura do “proffesor-parteiro" na filosofia com/ para crianças. child.philo [online]. 2021, vol.17, e54415.  Epub 29-Mayo-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54415.

Neste trabalho, se pretende rever as conseqüências ético-políticas da metáfora de "professor-parteiro" atribuída a Sócrates em Teeteto e revalorizada por diferentes estudiosos para descrever a função e o papel dos professores na Filosofia com/para crianças. Para este fim, o trabalho é dividido em três seções: em (1), é feita uma abordagem da figura socrática no diálogo Menón e as críticas de Jacques Rancière em O Maestro Ignorante são retomadas, ecoadas por Walter Kohan no campo específico da Filosofia com/para crianças. Em seguida, (2) são revisadas diferentes descrições do papel do professor na Filosofia com/para crianças, enfatizando os elementos que são reavaliados da figura socrática. Para Matthew Lipman, uma das chaves para transformar as salas de aula em comunidades de pesquisa filosófica era modificar substancialmente o papel dos professores. Por causa disso, e porque a o professor não deve ensinar no sentido tradicional, diferentes metáforas têm sido buscadas para descrever seu papel. Tendo feito isto, na seção (3), e na hipótese de que a descrição do professor como "guia" é assimilável a muitos dos traços que caracterizam Sócrates, analiso em profundidade a metáfora do "professor-parteiro", estabelecendo as ligações com aqueles desenvolvidos em (1) e (2). É interessante refletir sobre as conseqüências ético-políticas de equiparar um professor a um "professor-parteiro", especialmente se levarmos em conta a descrição completa de Platão em Teeteto e as características que são explicitamente retomadas no corpus de Filosofia com/para crianças. Finalmente, uma imagem diferente é sugerida para descrever a função docente tomando como chave o conceito de nascimento de Hannah Arendt. De acordo com a análise feita no presente trabalho, espero mostrar a diferença radical implícita ao nascer da perspectiva socrático-platônica com respeito à Arendt.

Palabras clave : natalidade; professor; parto; arendt; sócrates..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )