SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17some ethical implications of practicing philosophy with children and adultsDar infância a infância. Notas para uma política e poética do tiempo. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MELO, Eduardo Rezende  e  SCHILLING, Flavia. A infância e o (in)dizível: poder ubuesco, resistência e a possibilidade da justiça. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56126.  Epub 24-Fev-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.56126.

O artigo, como parte de uma reflexão mais ampla em torno da crítica ao direito ao desenvolvimento e seu impacto nos modos de subjetivação jurídico-política de crianças e adolescentes, problematiza a condição da criança como sujeito sem fala, ou uma fala condicionada a critérios de maturação, ditados pelo referencial adulto, num campo, ademais, delimitado ao que se lhes repute pertinente à sua manifestação. Pautado pelo pensamento da exterioridade, retomamos o debate foucaultiano sobre a pertinência entre verdade e justiça, particularmente da indizibilidade monstruosa das práticas jurídicas e judiciárias, a partir da descrição ubuesca deste poder. Em transposições críticas, analisaremos, pelas contribuições do cinismo clássico (kynismos), apoiados em Foucault, Sloterdijk, Nieheus-Pröbsting, as práticas resistentes - para além da linguagem- de crianças e adolescentes. Tratar-se-á, assim, de colocar a (in)dizibilidade no centro das disputas de poder para nos abrirmos, com Derrida, Rancière, Butler e também Foucault, a repensarmos vulnerabilidades, direitos humanos e a possiblidade da justiça. O texto se desenvolverá com os seguintes eixos de análise:1. Contextualizando o debate foucaultiano sobre verdade e justiça e o lugar do dizível; 2. A (in)dizibilidade no cerne do direito, da infância e da monstruosidade; 3. Poder ubuesco e resistência kynica;e 4. Para concluir: a criança e a possibilidade da justiça.

Palavras-chave : infância; verdade; resistência; kynismos; direitos humanos; justiça..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )