SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17La infancia y lo (in)decible: poder ubuesco, resistencia y la posibilidad de la justiciaNecropolítica, gobierno sobre las infancias y educación del rostro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SKLIAR, Carlos  y  BRAILOVSKY, Daniel. Dar infância a infância. Notas para uma política e poética do tiempo. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56316.  Epub 27-Feb-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56316.

O texto que segue tem por objetivo colocar em discussão a ideia de discrepância entre crianças e infância no contexto de uma época governada pelos atributos da aceleração, auto-aprendizagem, conhecimento proveitoso, privilégio do cérebro, divisão entre careza e abundancia, procura de indivíduos exitosos, relação unívoca entre o saber e o utilitarismo e processos educativas partidos entre a experiência igualitária e a exigência de rendimento. A perda da infância entre as crianças é, talvez, a perda da infância na humanidade, tirando dela o tempo livre, a possibilidade de ficção, de criação, do jogo, da arte. A pergunta que o artigo percorre é, também, tentar dar conta da questão: O que supõe escutar as vozes da infância nas crianças? O que existe nelas? Como apreciá-las em tanto ponto de partida para a reinvenção de uma educação diferente? O objetivo fundamental do artigo e aquele de construir uma política e uma poética do tempo que, em sua expressão estética y ética, sinalizassem para a possibilidade de uma travessia diferente na educação para as crianças e para a infância, no sentido da existência de um tempo em que ainda, como diz o escritor Mia Couto, nunca é tarde demais.

Palabras clave : crianças; infância; educação; época.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )