SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Dar infância a infância. Notas para uma política e poética do tiempo.O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SILVA, Divino José da; ALMEIDA, Jonas Rangel de  e  PAGNI, Pedro Angelo. Necropolítica, governo sobre as infâncias negras e educação do rosto. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56149.  Epub 07-Maio-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56149.

Neste artigo, procuramos discutir a recorrência do racismo e do preconceito sobre as vidas e as infâncias negras, diante da agenda regressiva que tem bloqueado o campo das políticas de inclusão social e educacional. Seguindo as investigações inauguradas por Foucault acerca da hipótese do biopoder, revisitamos alguns de seus intérpretes, com o objetivo de discutir os desafios lançados pelo racismo para o governo pedagógico das infâncias e para uma educação dos rostos negros, como campo político de lutas em que e a necropolítica se faz presente e evidencia a dimensão tanatológica da biopolítica. Para tanto, retraçamos algumas cenas da história dos dispositivos de inclusão - em especial, aquelas políticas voltadas às populações negras -, refletimos sobre o racismo incrustado em nosso inconsciente histórico e discutimos a forma como repercute na educação dos rostos em nosso país. Problematizamos, dessa forma, as peculiaridades do preconceito racial brasileiro e exploramos sua face necropolítica, quando voltada ao governo sobre as infâncias e a educação dos rostos negros. Concluímos que essa forma de governamentalidade e de educação necessitam de um movimento de desrostificação para que encontremos no devir que repercute sobre as infâncias e os rostos negros uma clandestinidade capaz de se insurgir contra as ordens majoritárias do homem-branco-heterossexual-cristão-europeu e de criar processos de subjetivação em que possa se aliar a multiplicidade de outros devires minoritários.

Palavras-chave : infâncias negras; governamentalidade; necropolítica; devires minoritários; educação do rosto..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )