SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Necropolítica, governo sobre as infâncias negras e educação do rostodo poder disciplinar ao biopoder à necropolítica: a criança negra em busca de uma infância descolonizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CARVALHO, Alexandre Filordi de  e  SOUZA, Ellen de Lima. O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56331.  Epub 27-Maio-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56331.

O objetivo deste artigo é o de investigar como a noção de devir-criança negra, intermediada pela experiência do erê no candomblé nagô suscita outros possíveis existenciais para as crianças em tempos necropolíticos que efetiva-se no jogo da “normose” (Butler, 2019) e tangencia o apagamento da memória. A hipótese central é de que as crianças negras são marcadores de singularidades sociais potentes para se alterar a lógica dos coeficientes mortíferos que perpassam a necropolítica atual. Ao mesmo tempo, sustenta-se que sem o enfrentamento do carrego colonial (Rufino, 2017; 2018) não há como mitigar-se a força e a presença da necropolítica nesses tempos. Para tanto, o texto atualiza a condição da necropolítica contemporânea considerando sua genealogia colonizadora. Em seguida, a partir de pesquisas com crianças negras no candomblé nagô Ilê Axé Omo Oxe Ibalatam, na cidade de São Paulo, destacar-se-á a relação do erê na deflagração do devir-criança negra considerando que o axé (energia vital) denota uma resistência contra a pulsão mortífera dos tempos necropolíticos. O giro potente do erê seria a resistência a toda e qualquer prefiguração de papeis e representação estática de vida, agenciando seus devires “africamiticamente”, bem como suas condições para criar outros possíveis para re-existir em tempos necropolíticos.

Palavras-chave : devir-criança negra; erê; necropolítica; candomblé..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )