SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17del poder disciplinario al biopoder a la necro política: el niño negro en busca de una infancia descolonizadathe brownies’ book: du bois y la construcción de una referencia literaria para la identidad negra infanto-juvenil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

MARTINS, vanessa regina de oliveira. sobrevida da infância surda numa sociedade centrada na língua oral: o caso covid-19 e a viralização da libras. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56076.  Epub 31-Mayo-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56076.

Estudos apontam desafios para a aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) por crianças surdas. A maioria dos surdos são filhos de pais ouvintes que desconhecem a Libras e o primeiro contato com essa língua pode ocorrer apenas no ambiente escolar. Com o quadro de isolamento social e a impossibilidade de abertura das escolas devido à pandemia do "Novo Coronavírus" estes problemas se agravaram. O projeto denominado #CasaLibras de atenção virtual em Libras às crianças surdas objetivou produzir vídeos com contações de histórias infantis diretamente em Libras. As ações justificam-se como forma de informar, entreter, bem como, estimular o contato dessa língua por crianças surdas em suas casas. Esse artigo pretende analisar esse cenário político, problematizando: 1) as concepções, filosófico-sociais, sobre a surdez, 2) a luta pela sobrevida surda, diante da falta de políticas públicas, sociais e educacionais, numa necropolítica que se afirma na produção da morte (simbólica e real de surdos, pela pauta da adequação de corpos surdos à língua oral e pela falta de informação, expondo-os mais ao risco) das diferenças surdas; e, por fim, 3) a análise dos resultados do projeto #CasaLibras voltado às crianças-surdas. Os dados sugerem uma ampla utilização das mídias e certa viralização da Libras, na pandemia, por meio da ação do povo. Destaca-se a positividade do projeto na promoção da acessibilidade para crianças-surdas e a urgência de ampliação das políticas inclusivas bilíngues que fortaleçam as singularidades dessas vidas, deixando-os menos vulneráveis, física e simbolicamente.

Palabras clave : libras; infância surda; necropolítica; surdez..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )