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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

LESEIGNEUR, Clarisse. Existe uma forma de cidadania específica da filosofia para crianças?. child.philo [online]. 2021, vol.17, e55786.  Epub 28-Fev-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55786.

Devido aos óbvios e amplamente estudados fundamentos Deweyanos presentes no programa educacional elaborado pelo filósofo Mathew Lipman, a Filosofia para Crianças é frequentemente apresentada como uma continuação do ideal democrático de Dewey, como um modo de vida associado. Sustento que existe um modelo democrático específico à Filosofia para Crianças elaborada por Lipman, que não pode ser reduzida às teorias de Dewey. Para tanto, proponho comparar os modelos educacionais de Dewey e de Lipman por meio da noção bourdieusiana do habitus, entendida como um conjunto de disposições mentais duradouras, provenientes de um condicionamento social específico, que se manifesta por alguns hábitos práticos. Estudar em profundidade as recomendações educacionais de Dewey e de Lipman relativas à investigação não só revela que elas estão estruturadas de acordo com diferentes racionalidades, mas também destaca o fato de que tendem a desenvolver hábitos e disposições diferentes na criança, que acabam por formar dois habitus de cidadão distintos. O habitus de Dewey pode ser denominado experimental, e o habitus de Lipman dialógico, e ambos correspondem às suas respectivas reflexões sobre a democracia e o papel que um cidadão deve desempenhar. Concluo destacando as possibilidades interessantes que emergem da análise e da comparação de modelos educacionais por meio da noção de habitus.

Palavras-chave : filosofia para crianças; democracia; habitus; lipman; dewey; bourdieu..

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