SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17El teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosóficaCartografía infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiencias con niños y jóvenes de portugal y brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

OLIVEIRA, Stephan Malta et al. Música, autismo e diferenças: a representação como violência em levinas e deleuze. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56160.  Epub 28-Feb-2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56160.

O objetivo do presente artigo consiste em investigar e discutir as noções de diferença e representação em Emmanuel Levinas e Gilles Deleuze, articulando tais noções com um projeto de extensão universitária, uma oficina de música no autismo. A metodologia utilizada é a revisão não sistemática da literatura, por meio da seleção das obras Totalidade e Infinito e Entre Nós - ensaios sobre a alteridade, de Levinas; e “A concepção da diferença em Bergson” e Diferença e Repetição, de Deleuze, além de referências secundárias. As principais articulações da investigação realizada com a Oficina de Música consistem em aspectos como a tomada de responsabilidade pela criança autista, por meio de relações assimétricas, que se dão pela via da sensibilidade, aquém de qualquer representação, não totalizando a alteridade e mantendo, ao mesmo tempo, sua diferença radical. Além disto, há a ênfase no trabalho à diferença de cada criança, para além de sua identidade diagnóstica, entendendo-se que todos os participantes encontram-se em processos únicos de diferenciação e que algumas diferenças não são mais privilegiadas que outras, que tais hierarquias são determinadas por relações de poder. Outra contribuição desta articulação se dá na ênfase aos fluxos afetivos intensivos das crianças e à construção de relações de afetação mútua, que aumentam a circulação da potência de vida em cada uma delas. Ratifica-se, por fim, o Projeto como uma proposta para uma clínica, estética, ética e uma política da diferença, alternativa às práticas hegemônicas no autismo na contemporaneidade.

Palabras clave : oficina de música; autismo; diferença; alteridade; representação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )