SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Música, autismo e diferenças: a representação como violência em levinas e deleuze‘Ver’ com / no mundo: tornar-se pequeno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ALMEIDA, Tiago  e  COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de portugal e brasil. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56968.  Epub 27-Fev-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56968.

Este artigo tem um objetivo duplo que se consigna em situar, teórica e empiricamente, a cartografia infantil como metodologia de investigação-intervenção. Situaremos, num primeiro movimento, a cartografia infantil em suas bases epistemológicas e filosóficas, tendo como inspiração as concepções cartográficas da filosofia de Deleuze & Guattari e seus comentadores. A aposta em uma cartografia junto às infâncias desloca o olhar e o agir de uma pesquisa a dimensões outrora imperceptíveis ou mesmo relegadas a um plano de menor valia. Ao invés de somente se interessar pelo que as infâncias dizem, uma cartografia infantil lança seu mapa sensível às forças que estão imbricadas nestes dizeres, forças que se revelam no processo de convivência das infâncias com o aparato humano e inumano que circunscreve uma pesquisa. Num segundo momento explicitaremos como a cartografia infantil se situa, potencialmente, no “estar-a-ser-criança”, apresentando duas experiências cartográficas realizadas com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Terminamos o texto com uma reflexão sobre como as cartografías infantis podem configurar-se com uma possibilidade de crianças e adultos abrirem mundo lado a lado.

Palavras-chave : cartografia infantil; infância; pesquisa; filosofia da diferença..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )