SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17‘Viendo’ con/dentro el mundo: devenir-pequeñoDe chrónos a aión - ¿dónde viven los tiempos de la infancia? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

PETROPOULOS, Georgios. A noção de fink de brincar no contexto da investigação filosófica com crianças. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56494.  Epub 17-Abr-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12597/childphilo.2021.56494.

Pesquisas em educação indicam que o currículo de Filosofia para Crianças (FpC) é fundamental para alcançar objetivos educacionais importantes. E, no entanto, é precisamente essa concepção instrumentalista do FpC que foi questionada por uma segunda geração de estudiosos do FpC. Entre outras coisas, esses estudiosos argumentam que P4C deve permanecer vigilante e evitar subscrever 1) desenvolvimentismo e 2) uma identificação redutora do pensamento com e a racionalidade. Pelo contrário, sugerem que P4C deve garantir dar voz à infância, permitindo-lhe entrar em diálogo genuíno com a idade adulta. Estudiosos que defendem uma abordagem não redutiva e não instrumentalista da FpC destacam a importância do brincar nas sessões de filosofia com crianças. Neste artigo, examino até que ponto a investigação filosófica tem lugar no contexto FpC pode ser entendida como uma atividade lúdica. Sustento que o relato de jogo de Fink pode nos ajudar a compreender melhor o que entendemos por jogo, o que, por sua vez, pode nos ajudar a examinar a compatibilidade entre as atividades do FpC e o jogo. Na primeira parte do artigo, examino algumas das ideias básicas de FpC e levanto a questão sobre a compatibilidade entre investigação filosófica e jogo. Na segunda parte do artigo, faço uma apreciação filosófica do jogo, baseando-me na obra de Eugen Fink. Na parte final do artigo, mostro como o jogo - entendido segundo a linha de Fink - é compatível com a investigação filosófica praticada em ambientes escolares.

Palabras clave : fink; jogar; fpcc; investigação filosófica; jogo-mundo; crianças..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )