SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Devenir maestro/a brasileño/a en tiempos de pandemiaLa autenticidad como ideal inarticulado en el discurso contemporáneo sobre buenas infancias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ROSEIRO, steferson zanoni. fabulate ergo sum: a criação, o currículo e o cuidado com a vida. child.philo [online]. 2021, vol.17, e56906.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56906.

Este artigo discute a possibilidade de fazer da fabulação um método de pesquisa coletivo, apresentando o conceito de fabulação criado por Henri Bergson e ampliado por Gilles Deleuze e Félix Guattari para, no limite, fazer nascer o método. Partindo do princípio de que as forças vitais são minadas pela máquina capitalística, o texto indaga as possibilidades de insurreição e de apego à vida nas escolas. Se a fabulação tem um lado obscuro inclinado para a regulação da vida, a filosofia da diferença dá ao conceito a possibilidade de ampliação dos compossíveis da imanência. Fabular seria, então, uma questão de criar possíveis para a existência. Assim, este texto propõe fabular, com alunos de uma escola periférica no município de Cariacica-ES, condições de produção coletiva de vida a partir da própria escola. Desse modo, diante do imperativo funcional e mercantil que rege a escola e as produções curriculares, aborda algumas das questões e dificuldades encontradas no processo de fabulação como método. Por fim, aponta a fabulação como criação de um comum que afete os corpos. Eis, então, uma fabulação que destitui o lugar de autoria para criar um corpo coletivo capaz de criar vazios que expandam os limites da vida.

Palabras clave : fabulação; currículo; comum; método de pesquisa; escola..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )