SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17fabulate ergo sum: a criação, o currículo e o cuidado com a vidaatrever-se a uma escrita infantil: a infância como abrigo e refúgio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MIRANDA, Luiz do Valle. A autenticidade como ideal inarticulado no discurso contemporâneo sobre boas infâncias. child.philo [online]. 2021, vol.17, e55770.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55770.

Este artigo consiste em uma investigação inicial sobre o significado de uma boa infância baseado no ideal ético da autenticidade. Nesta introdução a uma filosofia da infância e autenticidade, o tema central é investigar como o ideal de autenticidade já está pressuposto no discurso contemporâneo sobre o que constitui uma boa infância. No emergente campo da filosofia da infância, as capacidades de agência, autonomia e comprometimento das crianças, assim como o papel fundamental dos pais em garantir possibilidades de exercer tais capacidades, vêm sendo cada vez mais destacadas, juntamente com um discurso de que existe um valor intrínseco da infância. Esses desenvolvimentos são paralelos às reconstruções contemporâneas da autenticidade como um ideal ético. Os debates atuais enfatizam a importância de uma pessoa encontrar, criar e construir sua originalidade e como realizá-la. Ao mesmo tempo, essa busca deve reconhecer as demandas que emanam de algo além do que desejos humanos: de sua cultura e comunidade. A dinâmica paralela entre esses dois discursos - filhos-pais e indivíduo-sociedade - aponta para uma direção em que a aplicação do conceito de autenticidade à construção de novas interpretações e práticas de uma boa infância pode trazer resultados frutíferos. Depois de examinar tais paralelos, algumas dessas práticas que emergem da equação de boa infância com infância autêntica são demonstradas, como a importância de cultivar os momentos de cuidado e compromisso das crianças e o desenvolvimento de projetos pessoais. O artigo conclui explorando algumas limitações da metodologia aplicada e como ela pode ser um ponto forte em pesquisas futuras sobre este tópico.

Palavras-chave : infância; autenticidade; psicologia moral; projetos pessoais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )