SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17atrever-se a uma escrita infantil: a infância como abrigo e refúgioo que dizem os livros didáticos de história sobre a infância? análise de textos escolares chilenos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MUCKADELL, Caroline Schaffalitzky de  e  BOM, Anne Klara. diálogos filosóficos sobre os cuentos de fadas de hans christian andersen. um estudo de caso de manuais de fpc. child.philo [online]. 2021, vol.17, e54386.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54386.

Na Dinamarca, ensinar os famosos contos de fadas de Hans Christian Andersen representa um desafio na educação primária porque o status de herança cultural e leituras simplificadas tornam difícil envolver os alunos em leituras autênticas. Uma estratégia pode ser usar diálogos filosóficos das tradições da filosofia para crianças, porque eles oferecem abordagens centradas no estudante, em que eles exploram questões e ideias juntos, onde o professor assume o papel não como autoridade, mas como facilitador do diálogo. Este tipo de ensino dialógico foi fomentado por ser especialmente adequado para a educação literária, em que os professores visam envolver os estudantes na leitura da literatura com uma mente aberta. No entanto, este artigo apresenta um estudo de caso comparativo dos materiais produzidos por um dos pioneiros da FpC, Per Jespersen, para diálogos filosóficos e contos de fadas de Hans Christian Andersen. Nosso estudo dá motivos para ser cautelosos Analisamos o design das perguntas nos manuais de contos de fadas e os comparamos com os manuais das próprias histórias de Jespersen, e descobrimos que o design de questionamento nos manuais de suas próprias histórias é geralmente muito mais focado e acessível, com base em questões conceitualmente abertas. Argumentamos que isso indica que, apesar de seus ideais dialógicos, o design dos manuais de contos de fadas desmorona sob o peso do impacto cultural e histórico de Hans Christian Andersen e sua obra na Dinamarca.

Palavras-chave : materias de ensino; diálogo filosófico; per jespersen; hans christian andersen; contos de fadas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )