SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17diálogos filosóficos sobre los cuentos de hadas de hans christian andersen. un estúdio de caso de manuales de fpnspinoza sobre los niños y la infancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SEPULVEDA, humberto álvarez. o que dizem os livros didáticos de história sobre a infância? análise de textos escolares chilenos. child.philo [online]. 2021, vol.17, e62884.  Epub 20-Dic-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62884.

No Chile, os livros didáticos de história se caracterizam por expor uma narrativa histórica centrada no adulto que torna invisível a participação de meninos e meninas, uma vez que tradicionalmente se concentram em descrever as façanhas políticas realizadas por homens adultos de elite na história nacional e ocidental. Para demonstrar esse problema, nesta pesquisa qualitativa, exploratória e interpretativa, o letramento crítico é utilizado para analisar os textos e imagens de quatro livros didáticos publicados entre 2016 e 2019 pelas editoras SM e Santillana. Destes manuais, foram selecionadas unidades temáticas relacionadas à Roma e à Grécia Antiga, ao Chile colonial e à história europeia dos séculos XIX e XX, por conterem as evidências mais relevantes para o exame do assunto. Conclui-se que os discursos analisados mostram que os bebês são atores sociais marginalizados da história ou são representados a partir do paradigma adultocêntrico como sujeitos dependentes e subordinados ao mundo adulto. Diante desse cenário, destaca-se a importância de priorizar as perspectivas das crianças no estudo da história e na problematização dos conteúdos históricos ministrados em sala de aula.

Palabras clave : história; infância; livro didático; chile; representação discursiva..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )