SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17spinoza sobre as crianças e a infânciaexperiências de crianças em diálogos filosóficos online índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

HERNANDEZ, yuli piracoca  e  DIAZ, liliana andrea mariño. a aprendizagem das matemáticas desde filosofia para/com crianças. child.philo [online]. 2021, vol.17, e58661.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.58661.

O artigo apresenta a construção teórica da relação entre a aprendizagem da matemática e a filosofia para/com crianças. A seleção de um corpus documental permitiu delimitar o objeto de estudo. Em seguida, foram elaborados ficheiros temáticos e analíticos para a interpretação dos principais enunciados, nas quais foram evidenciadas divergências e convergências entre a filosofia para/com as crianças e a aprendizagem da matemática. O texto está organizado em seis seções: O pensamento matemático como experiência; Filosofia para / com crianças: um espaço de pensamento; Raciocínio, argumentação e pensamento lógico: uma questão de filosofia para / com crianças e matemática; Função da questão no pensamento matemático; A comunidade de investigação: uma questão de matemática; e, finalmente, do conceito ao pensamento matemático. O artigo fundamenta uma reflexão sobre a necessidade de vincular a aprendizagem da matemática ao exercício de filosofar para democratizar a matemática. Isso leva à formação do pensamento crítico, criativo e ético, fundamental nos processos de aprendizagem da matemática, que se torna uma experiência pedagógica e um compromisso didático da educação matemática crítica. Em conclusão, a interação entre essas duas disciplinas transforma as práticas pedagógicas e os contextos escolares. A sala de aula torna-se um espaço propício para inquirir, questionar, criar, raciocinar, modelar, argumentar, treinar e transformar individual e coletivamente. A aprendizagem da matemática envolve a necessidade de emancipar os sujeitos para resolver as injustiças sociais dos contextos, de promover a igualdade e a democracia a partir da aprendizagem da matemática.

Palavras-chave : aprendizagem de matemática; ensino de filosofia; infância; filosofia para crianças; filosofia com crianças..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )