SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17a aprendizagem das matemáticas desde filosofia para/com criançaso círculo de histórias como uma prática de investigação democrática e crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MUCKADELL, caroline schaffalitzky de; JENSEN, søren sindberg  e  SCHOU-JUUL, frederik. experiências de crianças em diálogos filosóficos online. child.philo [online]. 2021, vol.17, e60940.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.60940.

Pesquisadores estão cada vez mais interessados no impacto dos diálogos filosóficos com crianças. Estudos têm mostrado que esta abordagem ajuda a realizar ideais dialógicos em ambientes de aprendizagem e que Filosofia com Crianças afeta significativamente as habilidades cognitivas e sociais das crianças. No entanto, outros aspectos desta abordagem têm atraído menos atenção - por exemplo, dado o foco no pensamento, vozes e perspectivas das crianças em Filosofia com Crianças, surpreendentemente poucos estudos examinaram como as crianças vivenciam diálogos filosóficos. O objetivo deste estudo foi ajudar a preencher essa lacuna de pesquisa, descrevendo como as crianças percebiam uma semana de diálogos filosóficos online. Conduzimos 58 diálogos no ensino de emergência durante a pandemia do COVID-19 na Dinamarca e fizemos perguntas às crianças sobre suas experiências nos diálogos - por exemplo, sobre suas impressões gerais, suas percepções de significado e dos facilitadores e seu senso de comunidade. Descobrimos que as crianças geralmente gostavam dos diálogos e entendiam seus fundamentos, embora os fundamentos não tivessem sido explicitamente discutidos com elas. Também descobrimos que as opiniões das crianças eram diversas e complexas, que algumas de suas descrições eram surpreendentes e que suas experiências em geral correspondiam a descrições influentes de ideais de ensino dialógico. Nossos resultados confirmam que é importante examinar as perspectivas das crianças; portanto, enfatizamos a necessidade de maior atenção às experiências de crianças participantes de diálogos filosóficos.

Palavras-chave : filosofia com / para crianças; perspectivas das crianças; diálogos online; pesquisa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )