SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17experiências de crianças em diálogos filosóficos onlineo que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

FLETCHER, natalie m.; GREGORY, maughn rollins; SHEA, peter  e  SYKES, ariel. o círculo de histórias como uma prática de investigação democrática e crítica. child.philo [online]. 2021, vol.17, e53655.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.53655.

Os autores deste ensaio têm sido praticantes e professores comprometidos de Filosofia para Crianças em uma variedade de ambientes educacionais, desde pré-escolas até programas de doutorado universitário e de educação religiosa e comunitária para adultos. A promoção do pensamento crítico sempre foi um objetivo primordial deste movimento. Mas as práticas comuns de pensamento crítico precisam incluir outros tipos de conversação democrática que nos induzam a ver os outros como pessoas plenamente desenvolvidas e a ter curiosidade sobre como o fato de estarmos em comunidade com elas torna o crescimento e a autocorreção possíveis. À medida que continuamos a experimentar e inovar em novos contextos, nos vemos continuando a investigação em torno da expansão da inclusão das conversas sobre as preocupações humanas básicas. Neste ensaio, descrevemos uma estratégia inclusiva chamada de círculo de histórias, que foi desenvolvida pela primeira vez como um método de educação popular na Dinamarca e depois adaptada como uma ferramenta de mudança social entre cidadãos norteamericanos pobres e sem poder nos Apalaches. Os círculos de histórias foram posteriormente utilizados em uma comunidade de aprendizagem filosófica vivencial e, mais recentemente, combinados com o método de diálogo de Lipman e Sharp da comunidade de investigação filosófica (CPI). Os autores deste artigo combinaram círculos de histórias com a comunidade de investigação filosófica em diversos contextos. Em cada iteração, contar a própria história e ouvir atentamente as histórias de outras pessoas podem ser ações igualmente reveladoras.

Palavras-chave : filosofia para crianças; comunidade de investigação filosófica; círculo de histórias; democracia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )