SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17el círculo historias como práctica de investigación democrática y críticael poder desde la perspectiva de foucault y la práctica de filosofía con niños en la escuela. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

BORGES, letícia de lima  y  MENEZES, eliana da costa pereira de. o que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico. child.philo [online]. 2021, vol.17, e62845.  Epub 27-Dic-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62845.

Este artigo objetiva propor um convite a olhar a infância que estamos produzindo a partir das práticas da Educação Especial, na articulação com as práticas da Educação Infantil, problematizando as tramas discursivas que se constituem nessa articulação, a partir dos olhares operados sobre a infância por professoras de Educação Especial de escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Tais discussões justificam-se a partir do desassossego de pensarmos como estamos produzindo a infância, a partir da política de ampliação da obrigatoriedade de frequência para os quatro anos de idade. O exercício analítico, inspirado na análise de discurso proposta por Michel Foucault, possibilitou-nos tensionar a produção de sujeitos, verdades e realidades nas “confissões” das professoras entrevistadas, em que destacamos dois modos de pensar e produzir a infância: a infância capturada, produzida via operacionalização das práticas de normalização pelas ações da Educação Especial, determinadas pela vontade de saber e vontade de poder sobre a infância; a infância como heterotopia, produzida como movimento potente de resistência e desnaturalização das práticas normalizadoras - uma infância pensada a partir de outros lugares, como um vir a ser infinito, múltiplo, não-nomeável, sempre indeterminado, como um convite ao pensamento: o que podemos no encontro com a(s) infância(s)?

Palabras clave : discurso; infância; educação especial; heterotopia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )