SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17o círculo de histórias como uma prática de investigação democrática e críticao poder a partir da perspectiva de foucault e a prática de filosofia com crianças na escola. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

BORGES, letícia de lima  e  MENEZES, eliana da costa pereira de. o que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico. child.philo [online]. 2021, vol.17, e62845.  Epub 27-Dez-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62845.

Este artigo objetiva propor um convite a olhar a infância que estamos produzindo a partir das práticas da Educação Especial, na articulação com as práticas da Educação Infantil, problematizando as tramas discursivas que se constituem nessa articulação, a partir dos olhares operados sobre a infância por professoras de Educação Especial de escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Tais discussões justificam-se a partir do desassossego de pensarmos como estamos produzindo a infância, a partir da política de ampliação da obrigatoriedade de frequência para os quatro anos de idade. O exercício analítico, inspirado na análise de discurso proposta por Michel Foucault, possibilitou-nos tensionar a produção de sujeitos, verdades e realidades nas “confissões” das professoras entrevistadas, em que destacamos dois modos de pensar e produzir a infância: a infância capturada, produzida via operacionalização das práticas de normalização pelas ações da Educação Especial, determinadas pela vontade de saber e vontade de poder sobre a infância; a infância como heterotopia, produzida como movimento potente de resistência e desnaturalização das práticas normalizadoras - uma infância pensada a partir de outros lugares, como um vir a ser infinito, múltiplo, não-nomeável, sempre indeterminado, como um convite ao pensamento: o que podemos no encontro com a(s) infância(s)?

Palavras-chave : discurso; infância; educação especial; heterotopia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )