SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17o papel da dúvida na investigação filosófica colaborativa com criançasUma ilha chamada serendipia: definições ético pedagógicas no projeto filosofar com crianças. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

RODRIGUEZ, Gonzalo Santiago. Nomen presságio. Uma narrativa pedagógica sobre uma comunidade de investigação em contexto de formação de professores. child.philo [online]. 2021, vol.17, e52905.  Epub 28-Fev-2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.52905.

Este artigo relata a experiência de uma comunidade de investigação em uma oficina de Filosofia com Crianças dirigida a alunos de formação inicial de professores vindos da zona rural de Mendoza. A experiência foi documentada em forma de uma narrativa pedagógica, uma estratégia de pesquisa-ação-formação que permite refletir sobre a prática escolar a partir da voz do professor. Nossa narrativa documenta a experiência da oficina tal como se apresenta nas aulas, valendo-se das vozes de alunos e alunas e confrontando-as com os marcos teóricos estudados. A aula narrada a partir de um registro de áudio aconteceu entre agosto e outubro de 2018. O nó crítico da narrativa versa sobre a questão do nome. Nesse sentido a sessão aqui apresentada mostra de que maneira o nome não só constitui um elemento fundamental para a definir a identidade, mas também um núcleo problemático a partir dela. A experiência dos estudantes e o contexto abrem a possibilidade apresentar questões relativas ao papel do professor e a prática educativa em situação de formação. O trabalho também problematiza a ideia de sujeito no discurso pedagógico atual contrapondo-o ao conceito de comunidade tematizado no discurso filosófico contemporâneo.

Palavras-chave : filosofia; comunidade de investigação; formação de professores..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )