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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos et al. Bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na frança. child.philo [online]. 2022, vol.18, e58124.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.58124.

O presente trabalho tem como objetivo central discutir a materialidade das relações e das experiências por crianças na educação infantil, a partir de um diálogo com as diretrizes curriculares brasileiras para a educação infantil em âmbito nacional e em 3 municípios do estado de São Paulo, utilizando conceitos de objetos técnicos e individuação desenvolvidos por Simondon. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como metodologia não apenas a pesquisa bibliográfica e documental, como também a produção de cartografias de cenas em que se observam relações entre bebês e objetos. A cartografia aqui utilizada é inspirada nos registros desenvolvidos por Fernand Deligny (2015) e sua apropriação para pesquisa com bebês, proposta por Julia Oliveira (2016). Foi realizada uma investigação sobre o tema no campo da educação em artigos científicos e documentos norteadores para a educação infantil. As trajetórias e afetos dos bebês e suas relações com os objetos foram mapeados em dois cenários distintos que foram coletados no campo de um projeto coletivo integrado pelas autoras. Trata-se de uma obra que contribui para a educação infantil de modo geral e, em específico, para os estudos de bebês.

Palavras-chave : creches; currículo; docência; materialidade; cartografias..

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