SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na françaUma abordagem de comicsofia para o ensino de filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KRONIG, Franz Kasper. A politização da criança educável através do poder etéreo. child.philo [online]. 2022, vol.18, e63214.  Epub 27-Fev-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63214.

O artigo argumenta que uma concepção predominante de poder nas ciências educacionais é prejudicial à pedagogia tanto como campo de prática quanto como disciplina e é também inepto como conceito científico do ponto de vista epistemológico. A designação deste conceito de poder como "etéreo" pode fornecer aos discursos teóricos da educação um meio de analisar e criticar posições e argumentos que têm minado a autonomia da educação desde o estabelecimento do pensamento foucaultiano nas ciências educacionais. Primeiro, este artigo argumenta que a noção pedagógica da criança educável depende dos conceitos de individualidade, plasticidade e autonomia dentro da estrutura de uma ontologia negativa. Em segundo lugar, problematiza os efeitos da substituição destes conceitos nas ciências educacionais pós-modernas críticas do poder para a pedagogia em geral e a criança como seu conceito chave em particular. A criança politizada é concebida como subjugada, passiva, vulnerável, e o que é crucial: como uma coisa, ou seja, pedagogicamente ineducável, mas uma identidade apenas moldável através do poder. Em terceiro lugar, ela analisa a base filosófica desta mudança em direção à politização da criança, introduzindo o conceito de "poder etéreo". O artigo conclui com uma reflexão sociológica sobre a dimensão societal desta transformação fundamental da educação e sugere a emergente pedagogia pós-crítica como um possível remédio.

Palavras-chave : poder; pedagogia crítica; subjetivação; politização; autonomia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )