SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A politização da criança educável através do poder etéreoCrianças, pandemia e escola: recomeçar é um ato político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CERIć, haris  e  CERIć, elmana. Uma abordagem de comicsofia para o ensino de filosofiaA comicsophy approach to teaching philosophy. child.philo [online]. 2022, vol.18, e64892.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64892.

O artigo apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de filosofia, que os autores denominam como "comicsofia" - uma sabedoria das histórias em quadrinhos. Tal aplicação criativa dos quadrinhos no ensino da filosofia corresponde plenamente ao caráter escandaloso (skandalonic) e dialógico da própria filosofia. O valor metódico do uso dos quadrinhos no ensino de filosofia se manifesta exatamente no caráter distintamente escandaloso dos quadrinhos. O skandalon é um processo metódico que procura provocar a curiosidade dos alunos ao questionar algo que de outra forma parecia inquestionável, auto-evidente, para apresentá-lo sob uma nova luz, de modo a torná-lo objeto de questionamento crítico e reflexão. Dada a visualidade dos quadrinhos, sua diversão e raízes na cultura popular, é uma excelente ferramenta motivacional para reflexão filosófica e compreensão da realidade, questões filosóficas, ideias e conceitos no ensino de filosofia. Ao apresentar os quadrinhos como produtos reconhecíveis da cultura pop, próximos ao interesse e experiência de leitura dos alunos no ensino de filosofia, é mais fácil para eles conectar o que aprendem na escola com a vida real, ou seja, aplicar o que aprenderam em situações da vida cotidiana. As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como fonte de informação, uma forma de aprendizado de novos conteúdos, bem como base para estimular o diálogo e a discussão em sala de aula. Além disso, os quadrinhos podem ser usados como estímulo na abordagem da filosofia para crianças (P4C). A P4C e a abordagem comicsophy ao ensino de filosofia são particularmente complementares, o que permite que sejam combinados de forma eficaz. Os alunos podem, individualmente ou em pares/grupos, criar histórias em quadrinhos sobre temas filosóficos específicos, desenvolvendo assim o pensamento criativo, crítico e colaborativo. O artigo apresenta critérios específicos para avaliar histórias em quadrinhos sobre questões filosóficas que os alunos criam nas aulas de filosofia.

Palavras-chave : comics; philosophy; teaching; comicsophy; comicsophy for children.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )