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Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

OMINDE, eliud shani; K'ODHIAMBO, atieno kili  and  GUNGA, samsom okuro. O caso da filosofia para crianças nas escolas quenianas. child.philo [online]. 2022, vol.18, e62890.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.62890.

A importância da educação baseada em valores no desenvolvimento do caráter e na inculcação de atitudes de cidadania ética nas escolas quenianas não pode ser subestimada. No passado recente, os casos de comportamento antiético entre crianças que frequentam a escola primária e aquelas que se formaram neste importante segmento da educação aumentaram, apesar das várias intervenções do governo queniano para integrar, no currículo, preocupações com os valores. Desde 2020, houve um aumento acentuado nos casos de incêndios criminosos liderados por estudantes em instituições de ensino no Quênia. Desde a independência, o governo do Quênia adotou uma abordagem indireta de educação de valores que defende a integração de valores no currículo regular. Esta estratégia parece ineficaz devido ao aumento dos casos de indisciplina entre os alunos. Este estudo procura examinar a aplicação da Filosofia para Crianças (FpC) como a arquitetura para implementar a educação baseada em valores e a realização do Capítulo Seis da Constituição do Quênia, porque os valores que a FpC visa nutrir são altamente consistentes com os da Constituição do Quênia. Por meio da FpC, o sistema educacional queniano pode atingir seu objetivo de preparar cidadãos responsáveis e éticos de alta integridade moral. O Capítulo Seis da Constituição do Quênia estabeleceu os princípios fundamentais de Liderança, Integridade e elementos de cidadania ética. Ele dita o código de conduta para funcionários do estado e cidadãos responsáveis. Por meio do Currículo Baseado em Competências (CBC), o Ministério da Educação busca inculcar esses princípios nos alunos desde cedo.

Keywords : filosofia para crianças; educação de valores; comunidade de investigação; currículo baseado em competências.

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