SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Será que a voz que ouvimos por dentro é a mesma que as pessoas ouvem por fora?Youtubers infantis e bens específicos da infância: quando a exploração e a brincadeira tornam-se trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ALBERT, Sonia París. O cultivo de emoções por meio de uma educação emocional em filosofia com crianças. child.philo [online]. 2022, vol.18, e58561.  Epub 27-Abr-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.58561.

A reivindicação das emoções é uma tarefa essencial nas sociedades do século XXI. Não podemos continuar vivendo deixando-as de lado com a importância e o peso que têm em nossos pensamentos e nas ações que fazemos no dia a dia. As emoções são fundamentais nas esferas íntimas e, também, devem sê-lo nas esferas públicas. Por isso, torna-se cada vez mais importante aprender a identificar o que sentimos e o que sentem as pessoas ao nosso redor, como expressamos esse sentimento e suas consequências para podermos transformar as emoções mais nocivas em outras mais favoráveis ao bem-estar de nossas relações pessoais e com o meio. Com esse objetivo, o texto se propõe a reivindicar uma educação emocional no marco de uma educação para a paz, começando na infância, que enfatize o cultivo da capacidade emocional para a reconstrução de uma cidadania global crítica, ética e criativa. Neste trabalho, busco recuperar a metodologia da escola da filosofia com crianças, o que dá um grande sentido de práxis filosófica ao texto, ao colocá-lo em diálogo, também, com a corrente da filosofia para fazer a paz. Desse modo, acredita-se fundamental reivindicar a empatia e a imaginação moral desde que somos crianças, por meio do pensamento baseado no cuidado, para o cultivo de uma educação emocional que estimule a fantasiar com outras alternativas emocionais, fugindo dos próprios limites e explorando as perspectivas dos outros até se fundir com seus horizontes.

Palavras-chave : educação emocional; filosofia com crianças; pensamento baseado no cuidado; empatia; imaginação moral..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )