SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The claim of emotions through an emotional education in the philosophy with childrento an adult’s face, the gesture of Alice in the cities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

CABEZAS, mar. Youtubers infantis e bens específicos da infância: quando a exploração e a brincadeira tornam-se trabalho. child.philo [online]. 2022, vol.18, e64682.  Epub Apr 27, 2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64682.

Este artigo explora a natureza e as consequências de ser uma criança YouTuber de sucesso como uma nova forma de trabalho e brincadeira infantil na era das redes sociais. Esta nova atividade infantil pode, em princípio, atuar como potencializadora da autonomia infantil, da criatividade e alguns bens específicos da infância, como a brincadeira e a exploração. No entanto, o impacto de tornar-se uma microcelebridade de blogueiros de vídeo com tão pouca idade está pouco explorada. Assim, trago à discussão ética as condições específicas desta atividade, como a superexposição e a adultização, mostrando assim como pode tornar-se uma ameaça para o bem-estar da criança, especialmente em relação a construção da identidade e a dinâmica intrafamiliar. Destaco seu duplo papel como potenciador dos bens específicos da infância e da vulnerabilidade infantil, especialmente quando se torna uma forma silenciosa de subjugação. Assim, defendo que o ponto forte do princípio de precaução poderia ser uma normativa para equilibrar a necessidade de exploração e autonomia das crianças sem colocar em risco outros bens específicos da infância e seu bem-estar.

Keywords : relação parassocial; youtube; microbloger; bem-estar; vulnerabilidade; redes sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )